EDUCATIVO

O Programa Educativo fortalece seus vínculos com instituições e professores através de diversas ações sustentadas pela participação e envolvimento desses grupos, com o interesse de produzir e refletir conjuntamente.

Formação de professores

A cada edição da Bienal do Mercosul, o Programa Educativo realiza uma série de encontros voltados e pensados para professores e educadores. Esses encontros visam não só a uma formação a respeito dos temas, manifestações e proposta curatorial da edição da Bienal do Mercosul em andamento, mas também uma reflexão em conjunto sobre os meios que envolvem um trabalho educativo em sala de aula e também fora dela, e as suas possibilidades de análises.

ResidÊncia
nas escolas

Além dos encontros para professores e educadores, o Programa Educativo da Fundação Bienal do Mercosul realiza, dentro da Formação de Mediadores, uma ação a cada edição da Bienal do Mercosul, intitulada “Residências nas Escolas”. Esta atividade possui como objetivo principal incentivar um espaço de construção, colaboração e intercâmbio entre mediadores, educadores e estudantes, antes e independente da visitação dos grupos à exposição da Bienal do Mercosul. Além disso, as residências se configuram numa importante ação para a construção de um saber mais horizontal entre mediadores e professores, a partir de suas especificidades profissionais e bagagens culturais.

transporte
gratuito

A Bienal do Mercosul viabiliza e disponibiliza transporte gratuito para que grupos escolares, ONGs e entidades assistenciais visitem as mostras da Bienal do Mercosul. Este transporte pode ser agendado através da Central de Agendamento, disponível a cada edição da Bienal do Mercosul. Para atender a um maior de número de grupos e instituições, este agendamento possui condições específicas para a sua realização. Maiores informações podem ser obtidas por telefone e/ou e-mail, a serem fornecidos a cada edição da Bienal do Mercosul.